top of page
Mesa Redonda 1: Uso Público no Parque Estadual da Serra do Mar.
Descrição: Essa mesa será composta pelo Profº Dr. Davis G. Sansolo, da UNESP-IB/CLP; a Profª Drª. Eliane Simões, pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da UNICAMP e pesquisadora no Laboratório de Planejamento Ambiental e Gerenciamento Costeiro da UNESP-IB/CLP; a Profª Drª Juliana M. Bussolotti, da UNITAU e o Profº Dr. Sidnei Raimundo, da EACH-USP. Apresentarão e discutirão os conceitos relativos ao Uso Público em unidades de conservação a partir do projeto de pesquisa realizado no Parque Estadual da Serra do Mar entre 2013 e 2016,  nos Núcleos Itutinga Pilões, Núcleo Caraguatatuba e Núcleo Picinguaba.
Mesa Redonda 3: Políticas Públicas e Governança de Uso Público em Unidades de Conservação.
Descrição: Esta mesa incluirá a analista ambiental, gestora do ICMBio, Kelen Luciana Leite; pelo mestrando da UNICAMP, Felipe Augusto Zanusso e o Prof. Dr. Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco, da EACH-USP. Serão apresentadas experiências e posicionamentos relativos as políticas públicas, federais, estaduais e municipais e da iniciativa privada a respeito do significado do uso público, a partir da ideia do interesse público sobre o turismo, a visitação e a educação ambiental nas unidades de conservação.
Mesa Redonda 4: Educação e Uso Público.
Descrição: A mesa será ministrada pela Profª Drª Nidia Nacib Pontuschka, da FFLCH-USP; pela Vanessa Cordeiro, gestora da RDS da Barra do Una, técnica em recursos ambientais, responsável pelo Programa de Educação Ambiental do Mosaico de UC's Juréia-Itatins; e pela Maria Isabel Amando de Barros, Pesquisadora do Programa Criança e Natureza do Alana. Será debatido a função das Unidades de Conservação no âmbito da educação formal. As relações com as escolas, com as universidades e com outros grupos que buscam as UC's como espaços educativos.
Mesa Redonda 2: Concessão de Serviços de Uso Público.
Descrição: A mesa compreenderá a professora e pesquisadora do Departamento de Administração e Turismo e do Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues; O Fernando Henrique de Sousa, diretor institucional de sustentabilidade no Grupo Cataratas e o Vagner Nascimento, membro da Comunidade Quilombola de Paraty/RJ, sendo agricultor do Quilombo do Campinho; Coordenador do Fórum de Comunidades Tradicionais e do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina/SP. Os debatedores abordarão a problemática da concessão, autorização , permissão e parcerias relativas as atividades de visitação, turismo e educação ambiental, nas perspectivas do poder público, da academia, de comunidades e da iniciativa privada

Mesas Redondas

bottom of page